
ABELHAS E SOJA: UNIÃO EM PROL DE UMA PRODUÇÃO MAIS SUSTENTÁVEL
A soja é encontrada em quase todas as regiões do Brasil, cobrindo cerca de 40 milhões de hectares quando colhidas em 2021/2022. Assim, em alguns casos, a soja é cultivada em áreas próximas aos apiários fixos tradicionais ou até mesmo perto de onde os apiários migratórios colocam suas colmeias.
Apesar dos desafios da convivência harmoniosa, ambas as atividades apresentam vantagens. De acordo com Gazzoni, os apicultores, especialmente Apismellifera (abelhas africanizadas), podem usar a florada de soja como pasto apícola em épocas de escassez de alimentos.
Para estudar o efeito da polinização por abelhas na produtividade da soja, foram realizados três experimentos no campo da Embrapa Soja, em Londrina (PR),
durante a safra de soja de 2017/2018 a 2019/2020. Neste método, são utilizados três tratamentos: o primeiro permite o livre acesso das abelhas às lavouras de soja, o segundo envolve a introdução de colmeias dentro das parcelas de soja enjauladas e o terceiro tratamento mantém as parcelas de soja enjauladas para que as abelhas ou quaisquer outros polinizadores não possam entrar.
De acordo com Gazzoni, as visitas de abelhas durante a floração da soja são monitoradas durante toda a operação, com a contagem das abelhas ocorrendo às 9h, 10h e 11h. “Pudemos observar que o maior número de abelhas foi observado às 11 horas, o que é um indicativo importante para se planejar as pulverizações de agroquímicos na soja”, explica. “Nos três anos do estudo o incremento médio da produtividade da soja nas parcelas engaioladas com uma colônia de abelhas foi de 639 quilos por hectare (kg/ha), isto é, 12,97%, sendo de 274 kg/ha (5,58%) nas parcelas abertas, sem gaiolas, quando comparadas com as parcelas engaioladas, que não permitiam o acesso de polinizadores”, disse Gazzoni.
No que diz respeito aos sojicultores, Gazzoni ressalta que as orientações agronômicas sobre o cultivo da soja devem ser respeitadas e adotadas em todas as fases da safra. Os pesquisadores enfatizaram a importância do uso correto dos agrotóxicos e observaram todos os cuidados necessários para proteger a colônia artificial de abelhas, bem como as espécies nativas. “O agricultor deve respeitar, integralmente, as recomendações do Manejo Integrado de Pragas da Soja e aferir atenção especial para as melhores práticas de tecnologia de aplicação.”, relata.
Fonte: adaptado do site “Agrolink - Convivência entre abelhas e soja. ENTENDA”.
Confira mais imagem:
Gostou? compartilhe!